Se receber uma mensagem aparentemente enviada pela PJ, tenha cuidado! Este novo esquema tem vindo a propagar-se em força nos últimos dias, e tenta enganar os utilizadores usando o nome da PJ e da Interpol no processo.
De acordo com o comunicado da PJ, encontra-se a circular pela Internet várias mensagens associadas com uma suposta convocação, onde o conteúdo do email surge com o logótipo da Interpol e da Policia Judiciária. Na mensagem, os utilizadores são informados que estariam a ser convocados pelas autoridades derivado de manterem práticas ilegais na internet sobre os mais variados fins.
A mensagem pode ainda levar as vítimas a acederem a links externos ou a entrarem em contacto com emails desconhecidos, com o objetivo de levar ao download de malware para os sistemas e à recolha de informação pessoal.
Como sempre, os utilizadores são aconselhados a não seguirem qualquer procedimento que se encontre indicado na mensagem, bem como em não acederem a links desconhecidos ou a comunicarem para o email indicado. Deve-se também ter cuidado com qualquer anexo que possa ter sido conjugado às mensagens, uma vez que podem conter malware para o sistema onde sejam executados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!