A Microsoft continua a realizar algumas limpezas no Windows 11, e desta vez existe uma lista de mais serviços que vão brevemente ser descontinuados.
O Windows 11 conta com vários serviços que, ao longo dos anos, permaneceram no sistema, mas podem ser considerados bastante desatualizados ou até deixaram de ser suportados de todo – embora ainda estejam no sistema.
A pensar nisso, a Microsoft revelou que vão existir três novos serviços que, em futuras versões do Windows, serão descontinuados. Alguns destes serviços datam da era do MS-DOS, portanto não devem afetar praticamente nenhum dos utilizadores do sistema – a menos que tenha aplicações consideravelmente antigas no mesmo.
Para começar, a empresa vai descontinuar o “Computer Browser”, um protocolo que permitia aceder por via insegura a alguns ficheiros. O serviço começou a ser descontinuado no Windows 10, onde viria desativado por padrão, mas ainda se manteve no sistema.
O Webclient (WebDAV) Service é outro serviço que vai ser descontinuado, com a empresa a indicar que também este já não se encontra ativo por padrão em novas instalações do Windows. E por fim, temos ainda o Remote Mailslots, um serviço que data da era do MS-DOS, e que é considerado bastante desatualizado nos tempos modernos.
Com esta descontinuação, os serviços vão deixar de ser oficialmente suportados, e deixarão eventualmente de funcionar em futuras instalações do Windows. Possivelmente esta lista não deve afetar uma grande parte dos utilizadores do sistema, mas junta-se a uma limpeza mais alargada que a Microsoft tem vindo a realizar. Ainda de forma recente o WordPad entrou na lista de aplicações a serem descontinuadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!