1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

sinal de SSL com imagem de fundo do Windows

 

A Microsoft confirmou que vai, em futuras versões do Windows, desativar algumas das versões mais antigas da tecnologia TLS (Transport Layer Security).

 

Em concreto, a empresa confirma que o TLS 1.0 e TLS 1.1 vão ser brevemente desativados sobre os sistemas mais recentes do Windows 11. Jessica Krynitsky, gestora de programas da Microsoft, explica no blog da empresa que esta tem vindo a monitorizar a atividade do TLS e das suas diferentes versões ao longo dos anos.

Neste momento, o TLS 1.0 e 1.1 possuem falhas que podem comprometer a segurança dos utilizadores durante o uso regular da internet. Estas versões foram lançadas em 1999 e 2006, respetivamente, e encontram-se consideravelmente desatualizadas face aos padrões atuais.

 

O TLS 1.2 foi introduzido no Windows 8, e o suporte para TLS 1.3 no Windows 11. A Microsoft espera que, com futuras atualizações do Windows 11 e até mesmo do Windows 12 venha a descontinuar o suporte para estas tecnologias mais antigas, como forma de garantir mais segurança para os utilizadores finais.

 

É importante relembrar que a Microsoft já tinha começado a desativar o suporte para TLS 1.0 e 1.1 em alguns componentes do Windows, como é o caos do Edge. A Mozilla também aplicou o mesmo sobre o seu navegador do Firefox.

No entanto, a medida agora planeada será aplicar diretamente a descontinuação no Windows, o que deve afetar todas as aplicações do mesmo.

 

Possivelmente, esta medida não deverá afetar os utilizadores, tendo em conta que a maioria das aplicações encontram-se a usar protocolos com versões mais recentes e atualizadas. O único impacto poderá ser para aplicações mais antigas e desatualizadas que os utilizadores ainda possam usar, e que apenas tenham as ligações seguras através deste formato antiquado de encriptação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech