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Depois de anos a permitir que os utilizadores ativassem o Windows com chaves antigas, a Microsoft finalmente veio aplicar medidas para terminar com a capacidade de se usarem chaves do Windows 7 e 8 para ativar o Windows 11. Inicialmente, esta oferta encontrava-se apenas válida para o Windows 10, como forma de incentivar os utilizadores a migrarem para este sistema, mas a campanha durou bem mais do que o previsto, tanto que no Windows 11 ainda havia forma de ativar o sistema com estas chaves antigas.

 

No entanto, a “oferta” chegou recentemente ao fim, com a Microsoft a confirmar que apenas quem tenha chaves do Windows 10 pode aproveitar agora esta oferta de upgrade, com as chaves antigas a deixarem de funcionar. No entanto, quem tivesse ativado o sistema antes da medida ser implementada, mesmo que fosse com uma chave anterior à do Windows 10, ainda iria manter o estatuto de validação.

 

Porém, vários utilizadores começaram a reportar que o Windows que teria sido ativado com estas chaves antigas estariam a perder a ativação, forçando os mesmos a comprarem uma nova chave. O problema aparentava ocorrer sobretudo com pequenas mudanças de hardware – algo que a Microsoft afirma que pode levar à perda de ativação do sistema, caso a mudança seja significativa. No entanto, os utilizadores poderiam sempre voltar a ativar o sistema com a mesma chave.

 

O problema estaria para quem teria ainda chaves do Windows 7/8, que visto terem sido bloqueadas pela Microsoft, agora não permitiriam ativar novamente o sistema. Um utilizador afirma que perdeu a ativação do sistema depois de atualizar a BIOS, e que quanto tentou ativar o mesmo novamente, o procedimento não foi realizado corretamente. Este utilizador tinha uma chave que foi usada no Windows 10, mas ainda viria do Windows 7. Na altura, a mesma estaria perfeitamente aceitável para uso no sistema.

 

O suporte da Microsoft confirmou este problema, tendo indicado que as chaves antigas do Windows 7 podem não ser ativadas corretamente mesmo se tiverem sido usadas no Windows 10 e 11. A empresa afirma que se encontra a investigar o problema e potenciais resoluções, mas para já ainda sem uma solução em concreto.

 

Para os utilizadores afetados, a Microsoft apenas recomenda que continuem a usar o sistema sem ativação – o Windows ainda deve funcionar na normalidade, tirando a marca de água da ativação no canto do ecrã e algumas funcionalidades desativadas do sistema, respeitantes a personalização do mesmo.

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