A Neuralink, empresa criada por Elon Musk, esteve envolta em algumas controvérsias nos últimos meses, entre os quais se encontram algumas queixas de maus tratos a animais no teste de implantes cerebrais.
O objetivo da empresa passa por criar um conjunto de implantes que podem vir a ser usados em humanos, com ligação ao cérebro. Apesar de toda a controvérsia, parece que ainda existem interessados em financiar as tarefas da entidade, sendo que a empresa acaba de receber um novo investimento de 43 milhões de dólares.
Num total de 32 investidores, mais de 43 milhões de dólares foram colocados em jogo para desenvolver um sistema que, no futuro, permita interligar o cérebro humano com máquinas. Atualmente a Neuralink possui mais de 323 milhões de dólares disponíveis através apenas de investimentos para realizar as suas tarefas.
A ideia será criar um chip que pode ser usado para controlar máquinas e outros sistemas digitais usando apenas a mente. O chip seria também focado para pessoas com deficiências graves, que impeçam algumas das suas tarefas do dia a dia.
Estas teriam a capacidade de usar o cérebro para diretamente comunicarem com outros dispositivos no mundo real. De relembrar que as autoridades norte-americanas aprovaram o teste ao implante no início do ano, e os primeiros voluntários para a experiência começaram a ser procurados em Setembro.
De notar que, até ao momento, este projeto ainda se encontra na sua fase de testes, e inicialmente focada apenas em animais – mesmo tendo a aprovação das autoridades para testes humanos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!