1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet em computador retro

 

É difícil de imaginar que a internet atual começou de algo tão simples como uma página de texto. Hoje temos a capacidade de ver filmes completos, imagens e fotos de alta resolução em milhares de sites pelo mundo digital, mas em 1990, a história era completamente diferente.

 

A World Wide Web (WWW) foi originalmente idealizada por Tim Berners-Lee, investigador da CERN em Genebra, que colocou também o que viria a ser o primeiro site da internet ativo a 20 de Dezembro de 1990. Este foi o dia em que se pode considerar que o primeiro site da internet surgiu – site esse que ainda se encontra ativo nos dias de hoje.

 

Disponível via o link http://info.cern.ch/ , este é o primeiro site que viu a luz do dia na “nova” WWW. Baseado sobretudo em texto, e com algumas hiperligações para diferentes conteúdos, a página encontrava-se disponível para o mundo da partir de um computador NeXt, que o próprio Berners-Lee tinha colado na parte frontal uma etiqueta a indicar tratar-se de um servidor e para não o desligar.

 

imagem do primeiro site da internet

 

Este site era, e é, relativamente simples. Apenas com texto, sem imagens ou a publicidade que temos nos dias de hoje. O que não seria para menos, tendo em conta que eram os primeiros passos para o que viria a ser uma revolução digital em todo o mundo.

Rapidamente começaram a surgir websites cada vez mais complexos, conforme a tecnologia também iria melhorando para suportar estes conteúdos. Imagens foi o próximo passo da internet, ao que se seguiu vídeos e música.

 

No entanto, o que é considerado o primeiro site da WWW, continua a ser um marco na história, que de tempos a tempos é bom relembrar que foi criado para uma rede focada em partilhar informação e conhecimento com o mundo, aberta e totalmente acessível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech