Recentemente a aplicação Beeper Mini foi lançada como forma dos utilizadores em Android comunicarem com o iMessage da Apple – apenas disponível normalmente para equipamentos diretamente da Apple.
O ecossistema do iMessage é fechado, o que indica que apenas os dispositivos aprovados pela empresa podem aceder e usar o mesmo. No entanto, os criadores da aplicação Beeper Mini tinham revelado recentemente que conseguiram realizar a engenharia reversa do protocolo, permitindo assim aos utilizadores comunicarem de forma nativa do Android com iMessage.
A ideia foi, no entanto, de pouca dura. Rapidamente a Apple decidiu bloquear este acesso, impedindo novamente os utilizadores de usarem a aplicação. Durante o fim de semana, os utilizadores do Beeper Mini começaram a reportar que a app deixou de enviar mensagens para o iMessage, no que veio, mais tarde, a ser confirmado como uma mudança feita diretamente pela Apple.
Ao portal The Verge, um porta voz da Apple confirmou que a alteração foi realizada com vista a garantir a proteção dos utilizadores da Apple, e a sua privacidade. Apesar disso, a Beeper afirma que a medida não terá qualquer relação com a privacidade ou segurança dos utilizadores – algo que a entidade alega que, com a sua app, é comprovadamente acrescida para todos. Invés disso, a entidade afirma que o bloqueio terá sido aplicado apenas como forma de a Apple manter o seu ecossistema fechado – algo que a empresa é conhecida de realizar faz anos.
Apesar destes contratempos, parece que também não demorou muito tempo para o Beeper atualizar o seu código, que agora volta a funcionar mesmo com as alterações feitas pela Apple.
Numa nova mensagem no seu blog, a Beeper afirma que o Beeper Mini encontra-se novamente funcionar, e que foram aplicadas medidas para garantir que permanece como tal durante os próximos tempos.
Ainda não será uma transição perfeita, visto que o sistema encontra-se em desenvolvimento. De acordo com a entidade, o registo via o número de telefone não se encontra atualmente a funcionar, obrigando os utilizadores a usarem as suas contas da Apple para o login.
No entanto, a entidade também passa agora a fornecer o Beeper Mini de forma totalmente gratuita, pelo menos durante o período em que se encontra a realizar alterações para garantir que o sistema funciona como deve ser.
A ter em conta que nada impede a Apple de, eventualmente, realizar novas alterações que voltem a bloquear a aplicação. Mas para já, a app parece ter voltado ao ativo.
A entidade deixou ainda uma mensagem direta para a Apple, indicando que a empresa estaria aberta a disponibilizar o código fonte da sua aplicação a uma entidade de verificação, de escolha da Apple, para garantir que o conteúdo é inteiramente legitimo e seguro. Ao mesmo tempo, a Beeper também se disponibilizou a fornecer nos metadados das mensagens enviadas pela sua aplicação um emoji de um pager, que permitiria à Apple rapidamente identificar as mensagens enviadas pela app.
Até ao momento a Apple não deixou comentários sobre a nova atualização.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!