Desde o dia de ontem, vários utilizadores de dispositivos de rede Ubiquiti, que possuem os mesmos configurados nas suas aplicações, encontram-se a reportar estarem a receber notificações com imagens de outros clientes da empresa.
Os dispositivos da Ubiquiti contam com ligação a um portal “central”, conhecido como UniFi, que permite aos administradores gerirem remotamente os equipamentos via uma app dedicada.
Os relatos de problemas começaram a surgir durante o dia de ontem, quando os utilizadores reportaram terem recebido notificações da Ubiquiti com imagens das câmaras de segurança do UniFi Protect, detetando movimentos em alguma zona.
As notificações são enviadas até mesmo para utilizadores que não possuem este género de dispositivos, sendo que é possível verificar-se na notificação a imagem que originou a mesma.
A piorar a situação, alguns clientes afirmam que, quando tentam aceder às suas contas dentro do UniFi Site Manager, verificam mesmo dispositivos que não são os seus. Um utilizador reporta ter mais de 88 dispositivos ligados na sua conta, que não pertencem a si.
Os utilizadores com estes acessos podem gerir os dispositivos como se fossem seus, o que leva a claras preocupações a nível de privacidade e segurança. Os relatos também têm vindo a aumentar consideravelmente nas últimas horas.
A Ubiquiti afirma que se encontra a investigar o problema, recolhendo o máximo de informação possível dos utilizadores afetados. A empresa recomenda ainda que os utilizadores contactem a entidade caso estejam a verificar esta situação nas suas contas.
De notar que, até ao momento, não existe uma confirmação oficial da empresa sobre estas falhas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!