A maioria dos jogos atuais contam com opções onde os jogadores podem alterar a dificuldade dos mesmos. Isto permite que cada um ajuste as configurações às suas preferências e conhecimentos dentro de determinados títulos.
A ideia será tornar o jogo mais acessível para os jogadores, ao mesmo tempo que mantem o desafio do mesmo. No entanto, apesar de isso ser atualmente uma configuração que cada um pode personalizar, a Sony parece ter algumas ideias diferentes para tal.
Recentemente a empresa registou uma patente que descreve um sistema de dificuldade dinâmica, que iria adaptar-se a cada utilizador. Este sistema iria usar uma série de algoritmos, para identificar automaticamente qual a dificuldade recomendada dentro do jogo para cada jogador.
Esta verificação seria feita tendo em conta vários fatores, como a experiência do jogador em determinados títulos, o progresso do mesmo dentro do jogo, entre outros.
Esta dificuldade poderia também não ser estática. Ou seja, o jogador poderia começar numa mais fácil, e que iria dificultando conforme o mesmo fosse ganhando experiência.
Obviamente, cada patamar de dificuldade teria diferentes características, que seriam definidas pelo jogo. Por exemplo, poderiam dar mais itens ao jogador em determinadas áreas, ou aumentar a velocidade de navegação. Isto iria ficando gradualmente mais difícil conforme o jogador permanecesse mais tempo dentro do jogo e fosse ganhando experiência.
De momento a ideia encontra-se apenas em patente, portanto ainda se desconhece se a Sony possui interesse em lançar a funcionalidade para os seus sistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!