O TikTok pode vir a perder um vasto conjunto de músicas, depois de não ter chegado a um acordo com a Universal Music, uma das maiores editoras musicais no mercado.
A Universal Music Group (UMG) confirmou que vai começar a remover do TikTok todas as suas músicas, devido a desacordos sobre um novo contrato com a plataforma. As duas empresas não terão conseguido chegar a um acordo para manterem os conteúdos disponíveis, e como tal, a UMG encontra-se agora a preparar para remover as músicas de vários artistas que a mesma representa do TikTok.
Alguns dos artistas que podem brevemente deixar de ter as músicas no TikTok serão a Taylor Swift, The Weeknd, Bad Bunny e Rosali. Em comunicado, o TikTok afirma que estes e outros artistas com acordos diretos com a UMG podem ter as suas músicas removidas da plataforma em breve.
Por sua vez, a Universal afirma que o TikTok tem aplicado técnicas de intimidação para forçar a editora a aceitar um acordo que será menos justo e vantajoso para a mesma comparativamente ao atualmente criado.
Ao mesmo tempo, a UMG afirma que o TikTok pretende pagar consideravelmente menos aos artistas por terem as suas músicas na plataforma em comparação com outras redes sociais. Existem ainda questões sobre a gestão dos direitos de autor, onde o TikTok terá recusado tomar medidas suficientes para proteger os direitos dos artistas.
A UMG afirma que o TikTok encontra-se a tentar desenvolver o seu negócio com base em conteúdos musicais, mas sem pagar o valor apropriado para tal. Em contrapartida, o TikTok afirma-se dececionado com a decisão, sublinhando que a UMG encontra-se a colocar os seus próprios interesses à frente dos interesses dos seus artistas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!