A ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, confirmou que vai realizar medidas para combater a propagação de falsas informações durante as eleições na União Europeia, nomeadamente com a criação de um centro dedicado para analisar as notícias publicadas na plataforma.
Segundo o comunicado da empresa, a antecipar as eleições para a União Europeia de 2024, e para o Parlamento Europeu, a rede social confirmou que vai criar centros eleitorais, que terão a principal tarefa de identificar conteúdos enganadores que sejam partilhados nas plataformas sociais.
Estes centros serão criados em 27 países membros da União Europeia, para identificarem conteúdos em vários idiomas.
Atualmente a plataforma conta com 6000 funcionários que ativamente monitorizam os conteúdos publicados na União Europeia, mas a empresas pretende investir ainda mais na moderação destes conteúdos daqui em diante.
A empresa sublinha ainda que, no último trimestre de 2023, cerca de 99% dos vídeos enganadores sobre conteúdos políticos ou eleitorais foram removidos da plataforma antes mesmos de terem sido reportados pelos utilizadores.
Por fim, ficou ainda a promessa de que vão ser lançadas campanhas de sensibilização para os utilizadores do TikTok, com o objetivo de ajudar os mesmos a compreender os conteúdos enganadores e quando podem estar perante os mesmos em diferentes plataformas na internet. Serão ainda investidos mais de 2 mil milhões de dólares a nível global para tornar a plataforma mais segura para todos os utilizadores.
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