1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

robot a ler jornal

 

A Microsoft e a sua parceria da OpenAI foram recentemente alvo de mais um processo em tribunal, desta vez de várias organizações de notícias a nível global, derivado do Copilot e ChatGPT.

 

De acordo com o portal The Verge, as entidades Raw Story, The Intercept, e AlterNet avançaram com um processo nos tribunais contra as duas entidades. As entidades acusam o ChatGPT, que também é usado como base do Copilot pela Microsoft, de copiar histórias e artigos dos seus sites para treino dos modelos de IA, sem autorização para tal.

 

As entidades afirmam ainda que as plataformas de IA, quando reproduzem estes conteúdos, não citam as fontes originais de onde foram recolhidos, ou até mesmo os títulos. O conteúdo parece ter sido criado pela IA, quando na realidade foi de outras fontes noticiosas que não deram permissão para tal.

 

A Alternet e a Raw Story afirmam mesmo que o ChatGPT não seria tão popular no mercado se as pessoas soubessem que o mesmo encontra-se a violar os direitos de autor na forma como os seus modelos são treinados. As entidades indicam ainda que, o facto de ser possível bloquear os acessos dos bots destas plataformas a diferentes sites, indica também que as próprias empresas responsáveis pelos mesmos teriam conhecimento da recolha de dados que seria feita.

 

Este género de ações contra a OpenAI e Microsoft não são propriamente novas. Em Dezembro de 2023, o New York Times também avançou com um processo similar contra as duas entidades, alegando que o ChatGPT e Copilot estariam a permitir acesso a conteúdos pagos da entidade de notícias, de onde recolheram dados sem autorização.

 

Ainda sobre este caso, esta semana ficou a conhecer-se que a OpenAI alega que o NYT contratou alguém para “hackear” o sistema do ChatGPT, de forma a fornecer as respostas que a mesma pretendia, com a exploração de alguns bugs no sistema.

 

No final, é possível que este género de ações venham a surgir cada vez mais, tendo em conta que várias fontes de noticias consideram que as plataformas da Microsoft e da OpenAI encontram-se ativamente a violar os direitos de autor dos conteúdos criados, e a usar estes conteúdos para treinar os seus modelos de IA.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech