A Microsoft confirmou que as recentes atualizações fornecidas para o Windows Server estão a causar alguns problemas, sobretudo para sistemas configurados em controladores de domínios.
Os relatos de falhas começaram a surgir no início desta semana, com vários administradores de sistemas a confirmarem que o sistema operativo simplesmente bloqueia sem aviso, obrigando ao reinício do mesmo. Em parte, a falha era verificada quando o processo do Local Security Authority Subsystem Service (LSASS) aumentava consideravelmente de uso da memória, eventualmente levando ao bloqueio geral do sistema por falta de RAM.
O problema começou a ser verificado depois de ter sido fornecida a atualização KB5035855 para o Windows Server 2016 e a KB5035857 para o Server 2022. Eventualmente, a Microsoft veio agora confirmar que uma falha com a atualização se encontra a causar os problemas.
A empresa afirma que o erro afeta o processo do LSASS, e pode levar a que os sistemas atinjam o limite de memoria RAM virtual e física, eventualmente causando os bloqueios e necessidade de reinício do mesmo.
A empresa afirma que já se encontra a investigar a situação, tendo prometido uma atualização para breve. Até ao momento, a única forma de evitar que a falha ocorra será bloquear diretamente a instalação da atualização.
Para os sistemas onde a atualização já tenha sido instalada, é possível remover as mesmas usando os seguintes comandos:
wusa /uninstall /kb:5035855
wusa /uninstall /kb:5035849
wusa /uninstall /kb:5035857
De notar que deve ser usado o comando associado ao sistema que se encontra em uso, e de onde foi instalada a atualização.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!