O StartAllBack é um popular programa para Windows, usado para restaurar no Windows 11 o formato da barra de tarefas do sistema que se encontrava em gerações anteriores do mesmo.
Este programa é reconhecido por permitir aos utilizadores rapidamente alterarem a barra de tarefas do Windows 11, que muitos consideram desadequada, para uma variante do Windows 10 ou até mesmo do Windows 7. A aplicação permite ainda personalizar o sistema para “reverter” alguns dos problemas que foram relatados pelos utilizadores.
No entanto, embora a aplicação seja legítima, esta encontra-se agora a ser considerada como “malware” pelo Google. Os utilizadores que tentem aceder ao site oficial da aplicação, e usem um navegador com o mecanismo do Google Safe Browsing, como o Chrome, devem agora verificar uma mensagem de alerta a informar que o site é potencialmente perigoso.
A partir da X, o criador da aplicação afirma desconhecer o motivo pelo qual o site se encontra a ser bloqueado. O programa aí disponibilizado não é visto como malware, nem considerado como tal pela maioria dos mecanismos de antivírus no mercado.
Embora realiza alterações que podem ser vistas como “avançadas” dentro do Windows, e que podem causar alguma instabilidade no sistema, não será diretamente malware. Ainda assim, a Google considera o mesmo como tal, estando agora a bloquear o site.
O autor da aplicação afirma desconhecer o motivo, afirmando que a única explicação será de a verificação ter sido realizada por mecanismos automáticos da Google, que estão a marcar incorretamente o site.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!