A Amazon pretende ser a próxima empresa a apostar em força nas tecnologias de Inteligência Artificial, e se tivermos em conta os recentes rumores, esta pode estar a preparar-se para criar uma alternativa para soluç~eos como o ChatGPT e Gemini da Google.
De acordo com o portal CNBC, fontes próximas da empresa apontam que a Amazon estaria a preparar uma versão mais inteligente da Alexa, capaz de usar IA para interagir com os utilizadores, e realizar ainda mais ações. No entanto, o reverso da medalha será que esta novidade pode vir a custar mais para os utilizadores finais.
A Amazon estaria a considerar colocar algumas funcionalidades de IA da Alexa sob uma subscrição, o que iria obrigar aos utilizadores terem de pagar um valor mensal para acederem às tarefas de IA da mesma. Além disso, este novo plano também não se iria integrar ao Amazon Prime, que atualmente fornece extras no acesso aos serviços da empresa.
Ou seja, os utilizadores teriam mesmo de pagar um extra para acederem a estas funcionalidades adicionais da Alexa, baseadas em IA, sendo que a empresa iria considerar o mesmo como um produto “separado” da Alexa tradicional.
De relembrar que a Alexa foi lançada em Novembro de 2014, e desde então tem vindo a ganhar popularidade em vários mercados, tanto que pode mesmo ser considerada uma alternativa para alguns à Siri da Apple ou ao Google Assistente. A ideia original da Amazon foi integrar a Alexa em vários dispositivos que se encontram nos lares dos utilizadores.
No entanto, com a Siri a receber novas funções de IA, e o Google Assistente a mudar lentamente para o Gemini, agora a Amazon pretende dar a sua resposta com esta nova versão da “Alexa IA”.
De momento ainda se desconhecem detalhes de quando esta nova versão da Alexa iria ficar disponível, assim como se desconhecem detalhes relativamente ao preço final que a subscrição da mesma iria ter.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!