Os esquemas pela internet procuram sempre novas formas de evoluir, e recentemente, o TugaTech tem vindo a analisar uma tendência no uso de IA e criação de conteúdos deepfake para este género de práticas.
A partir de várias plataformas sociais, mas com maior impacto no Facebook, tem vindo a registar-se o aumento de campanhas e esquemas associados com o uso de deepfake e sites falsos, usando imagens reconhecidas da televisão e meios de imprensa em Portugal.
Os esquemas tentam levar os utilizadores a inscreverem-se em plataformas de trading e outras, que no final, apenas pretendem levar ao investimento num esquema fictício, sobre a promessa de ganhos elevados.
O esquema começa com publicidade distribuída sobre o Facebook, onde os utilizadores são aliciados com promessas de ganhos milionários, através de investimentos e trading. Este esquema usa como medida aliciante supostos programas de recompensas do governo ou de entidades como a Galp.
Se os utilizadores acederem ao conteúdo, são direcionados para um site, normalmente com a imagem e marca de um meio de imprensa nacional – como o Jornal Expresso, Eco, Jornal de Noticias, CNN Portugal, entre outros. O site possui ainda imagens e até mesmo vídeos onde IA é usada para criar conteúdos enganadores.
Num dos vídeos, são usadas imagens da apresentadora da CNN Portugal Ana Guedes Rodrigues, alegadamente apresentando o projeto “GALP PROFIT”. O vídeo usa IA para criar um deepfake da apresentadora e da sua voz, juntamente com a de José Neves (CEO da Farfetch) e a Paula Amorim (Empresária).
Embora o vídeo comece com o áudio em Português, eventualmente existem partes do mesmo onde é feita a “conversão” para um tom brasileiro, após alguns segundos – embora o mesmo seja várias vezes “cortado” para não chegar a esse ponto.
No site a que os utilizadores acedem, é ainda apresentado um formulário de registo para a alegada plataforma. Como sempre, é importante ter em consideração que este género de conteúdos apenas pretendem levar os utilizadores a enviarem dinheiro para o esquema, que não será reembolsado de nenhuma forma. Os dados usados para o mesmo podem ainda ser utilizados para outros fins.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!