O Twitch, uma das plataformas de streaming mais populares do mercado, acaba de lançar um novo programa especificamente criado para quem use a plataforma como DJ. Este novo programa permite criar acordos de licenciamento de música com praticamente todos os estúdios musicais no mercado.
A ideia será abrir novas portas para conteúdos licenciados poderem ser usados diretamente no Twitch, sem problemas de licenciamento. A ideia do novo programa será garantir que os DJs podem realizar as suas transmissões em direto na plataforma, sem terem de se preocupar com direitos de autor das músicas transmitidas.
O acordo encontra-se elaborado com entidades como a Universal Music Group, Warner Music Group, Sony Music e vários estúdios independentes.
A plataforma afirma que, desde 2020, o número de DJs que usam o Twitch para realizarem transmissões em direto praticamente que aumentou quatro vezes acima do esperado. No entanto, um dos problemas dentro desta comunidade de criadores encontra-se a nível do licenciamento de conteúdos que são transmitidos, sobretudo músicas pré-gravadas.
Com este novo programa, os DJs podem continuar a monetizar os seus conteúdos, sendo que uma parte dos ganhos serão enviados diretamente para os artistas das músicas transmitidas, tendo como base este novo acordo do Twitch.
Inicialmente, a plataforma de streaming vai cobrir um valor mais elevado dos custos, mas eventualmente a taxa será de 50/50. Para quem esteja a realizar transmissões sem monetização, a medida não possui qualquer impacto monetário.
É importante notar que este novo programa de licenciamento de conteúdos musicais apenas se aplica a criadores de conteúdos DJs, que usam a plataforma para realizar transmissões das suas criações e remixes. Não se aplica a qualquer outro criador que pretenda usar músicas licenciadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!