Existem vários portáteis no mercado para quem procura uma solução para andar de um lado para o outro, leve e simples. No entanto, nem todas possuem o desempenho que se necessita para trabalhos criativos.
Temos uma opção o MacBook Pro mais recente da Apple, de 16.2 polegadas, que certamente conta com o desempenho que se necessita… mas por um preço. Temos também o Swift X 16 da Acer, que embora seja um bom modelo para o dia a dia, ainda peca em algumas características chave.
A pensar nisso, hoje vamos fazer a análise do Asus Vivobook S16, um novo modelo da Asus que promete não apenas leveza, mas desempenho por um preço que não deixa a carteira vazia.
> Design
Começando pelo primeiro impacto que temos do Vivobook S16, encontra-se o design. Este mantém a linha minimalista que é habitual de ver nos portáteis Vivobook.
Uma estrutura polida, com um ecrã de bordas finas e detalhes pensados para serem atrativos e funcionais. O ecrã do Vivobook S16 OLED é capaz de abrir até 180º, que permite adaptar o mesmo para diferentes situações.
A parte exterior do ecrã apresenta uma textura metálica, que é bastante propícia a ficar com dedadas – vai ser impossível de manter completamente limpo de tal.
Embora tenha um ecrã de 16 polegadas, este pesa apenas 1.5Kg, e conta apenas com 1.59 cm de espessura quando totalmente fechado, ou 1.39 cm quando o ecrã se encontra aberto.
Apesar do peso pluma e de ser bastante fino, a estrutura demonstra-se rígida e sem dobras desnecessárias. A escrita no teclado também não apresenta qualquer declive para o interior do mesmo.
No geral, apresenta-se como um portátil sólido. Embora não tenhamos propriamente testado, a Asus afirma que o mesmo conta com a certificação militar MIL-STD 810H dos EUA, que garante proteção contra choques e quedas (e vamos certamente acreditar que sim).
Na estrutura encontra-se ainda duas portas Thunderbolt 4, uma porta HDMI 2.1 para saída de vídeo, um leitor de cartões MicroSD, uma porta de áudio 3.5mm, duas portas USB-A e duas portas USB-C.
No entanto, uma das portas USB-C serve também para o carregamento, portanto deixa de se poder usar exceto quando se está a bateria. No entanto, em geral, tendo em conta toda a espessura do dispositivo, as opções de conectividade são certamente boas.
> Teclado, touchpad e webcam
O design também se estende para o teclado, que apresenta teclas finas, mas com uma pequena textura de borracha na parte superior. Encontra-se ainda disponível um teclado numérico completo, para quem gosta de ter o mesmo para mais rapidamente introduzir os números.
Outro detalhe importante encontra-se em dois botões especialmente dedicados para o Windows 11, com a tecla para o Copilot e o botão de emojis que funciona também na tecla F8.
O botão do Copilot permite, dentro do Windows, aceder rapidamente ao assistente de IA da Microsoft – caso os utilizadores tenham o mesmo configurado no sistema.
O teclado conta ainda com retroiluminação RGB, que pode ser inteiramente configurada via o Dynamic Lighting do Windows – nas Definições do mesmo. A luz é bem visível e pode ajudar a ver melhor o teclado em ambientes com baixa luminosidade.
Apenas existe suporte para os efeitos pré-configurados no dispositivo, ou para usar uma cor sólida em todo o teclado – infelizmente não se pode escolher a cor “por tecla”.
Perto do teclado encontra-se também o touchpad, que a Asus apelida de ErgoSense. Este conta com um tamanho final de 150 x 100mm, sendo bastante grande. No entanto, encontra-se posicionado ligeiramente para o lado esquerdo do centro do portátil, o que pode ser incomodativo para alguns.
A Asus não refere detalhes sobre o material usado no Touchpad, mas tal como muitos portáteis hoje em dia, parece ser uma espécie de vidro – algo que também se sente. No entanto, é suave e simples de usar, sem “saltos” imprevistos ou dedadas.
Quanto à webcam, esta pode capturar conteúdos em 1080p e a 30 FPS, tendo ainda um botão manual de privacidade – que permite colocar uma pequena proteção em frente da lente quando não está a ser usada. Esta pode ainda ser integrada com o Windows Hello, para rápida autenticação no sistema.
A qualidade da imagem é aceitável em boas condições de luminosidade. Infelizmente, tal como praticamente todas as webcams em portáteis, não será certamente adaptada para grandes gravações – mas funciona para videochamadas e reuniões.
> Ecrã
O grande destaque do Vivobook S16 encontra-se no seu ecrã. Fabricado pela Samsung, o ecrã de 16 polegadas apresenta-se como fornecendo uma excelente qualidade visual e das cores.
Usando a tecnologia OLED, este conta com uma resolução de 3200x2000 pixeis (3.2K), com 120 Hz de taxa de atualização, 400 nits de brilho, com peak de 600 nits em conteúdos HDR.
Conta ainda com suporte 100% à palete de cores DCI-P3, contraste 1,000,000:1, Display HDR True Black 600, e permite suportar mais de 1.07 mil milhões de cores diferentes.
É possível usar a aplicação MyASUS para configurar o formato de cores do ecrã, de forma a adaptar-se ao estilo de uso de cada utilizador, entre DisplayP3, sRGB ou DCI-P3.
No entanto, independentemente do modo escolhido, a qualidade do mesmo é visível, com cores vivas e ricas, pretos profundos e lag reduzido.
As bordas do ecrã são também bastante finas, que ajudam a envolver ainda mais o utilizador no ecrã e nos conteúdos.
Para o que importa, o Vivobook S16 conta ainda com altifalantes certificados Harman Kardon, que fornecem uma excelente qualidade sonora. No entanto, sentimos alguma distorção quando se coloca o volume acima dos 80-85%, dependendo do conteúdo.
Ainda assim, neste valor, os altifalantes são bastante altos e de qualidade.
> Desempenho
A promessa do Asus Vivobook S16 não se encontra apenas a nível do ecrã de qualidade, mas também no desempenho. E aqui, mais uma vez, não temos surpresas.
Este modelo conta com um processador Intel Core Ultra 7 155H, a 1.4 GHz, com 16 cores e 22 Threads, que fornecem logo à partida um excelente desempenho, aliado também a eficiência quando tal é necessário. Conta ainda com uma NPU Intel AI Boost, para tarefas de processamento neural.
Conta ainda com uma placa gráfica Intel Arc, que será suficiente para alguns jogos modestos – embora este não seja o foco do Asus Vivobook S16. Ainda assim, a placa é mais que suficiente para tarefas de processamento de vídeo ou imagens, bem como para várias outras tarefas criativas.
A nível da RAM, este conta com 16 GB LPDDR5X, mas sem possibilidade de expansão. Portanto os utilizadores ficarão limitados neste requisito.
A nível do armazenamento, o sistema conta com um disco M.2 NVMe de 1TB, PCIe 4.0, que fornece excelente desempenho de leitura e escrita de dados.
A bateria de 75WHrs também se revela sólida, com os nossos testes a indicarem quase 9 horas de autonomia com uma carga completa. Este valor pode não ser um dos melhores no mercado, mas tendo em conta o processador da Intel, acompanhado por um ecrã de elevada qualidade, é certamente impressionante.
> Benchmark
Colocando o hardware à prova, começamos por testar o desempenho do sistema em geral usando o PCMark10 e Cinebench R23.
No PCMark10, o sistema obteve uma pontuação final de 6480 pontos, o que será aceitável para as características deste modelo. Já no Cinebench R23, que foca-se em testar o desempenho a nível do processador, este obteve um total de 14563 pontos em multi-core e 1860 em single-core. Novamente, estes valores encontram-se também dentro do esperado para o processador em causa.
Para o teste gráfico, usamos o 3DMark Time Spy, que obteve um total de 3650 pontos. Tendo em conta que se trata de uma gráfica integrada Intel Arc, este valor será aceitável. Certamente não o coloca no patamar de um portátil para jogos pesados, mas este não é o foco do mesmo logo à partida.
Em todos os testes, as duas ventoinhas no interior do Asus Vivobook S16 mantiveram o sistema a temperaturas aceitáveis. Quando ambas se encontra a trabalhar na velocidade máxima, são certamente audíveis, mas nada de extraordinário ou que tenha impacto no uso do sistema.
> Conclusão: compensa?
A promessa do Vivobook S16 é fornecer um portátil leve, para trabalhos criativos no dia a dia, e que tenha boas características para o preço final. Portanto, para tirarmos a conclusão completa, temos de avaliar também o preço de venda.
O Vivobook S16 encontra-se disponível por cerca de 1349,99 euros – preço recomendado da Asus. Isto não será um preço elevado para um dispositivo com as características do Vivobook S16, sobretudo se tivermos em conta o ecrã de 16 polegadas e elevada qualidade.
Não será um portátil que recomendamos para quem procura jogar em movimento. Este é um portátil para produtividade e tarefas criativas, que se adapta ao uso do dia a dia, e para quem tenha de andar de um lado para o outro sem um “peso pesado” na mochila.
Tendo isso em conta, o Asus Vivobook S16 é certamente um dos melhores portáteis de 16 polegadas atualmente no mercado, com um preço atrativo e um excelente ecrã.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!