Embora ainda não existam planos para um GPT-5 por parte da OpenAI, a empresa continua a lançar algumas novidades para o mercado aproveitando o seu mais conhecido modelo LLM. Depois de ter revelado recentemente o GPT-4o, agora a empresa confirma um modelo mais rápido e barato baseado no mesmo.
O GPT-4o Mini será uma versão mais simples do modelo base, que se foca em fornecer a mesma rapidez de resposta que se encontra na variante mais avançada, mas com menos uso de recursos e um preço mais em conta, para quem pretenda integrar em aplicações externas.
Segundo a OpenAI, o GPT-4o mini foca-se para quem pretenda ter acesso às funcionalidades do GPT-4o, mas tenha em conta o uso mais reduzido dos recursos e o preço final, de forma a integrar em ainda mais projetos.
A empresa afirma que este novo modelo é capaz de atingir uma pontuação de 82% no benchmark MMLU, o que se encontra acima dos 79% do Gemini 1.5 Flash, e acima também dos 75% do Claude 3 Haiku.
A nível de preços, o GPT-4o mini será 60% mais barato que o GPT-3.5 Turbo, com um custo final de 15 cêntimos por um milhão de tokens de input e 60 cêntimos por milhão de tokens de output. O modelo conta com informação obtida até Outubro de 2023.
Para quem usa o ChatGPT, a empresa também revelou algumas novidades. Agora, invés de usar o GPT-4o de forma limitada e, atingindo o limite, passar para o GPT-3.5, agora o modelo base passará a ser o GPT-4o mini. Os utilizadores ainda podem usar o GPT-3.5 caso pretendam, mas terão agora de modificar o modelo usado nas configurações do mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!