Para além de todos os problemas que se encontram a verificar hoje a nível de sistemas informáticos, relacionados com o software da CrowdStrike, a Microsoft também confirmou que uma falha no Azure foi registada depois de ter sido enviada uma configuração incorreta para certos sistemas.
A falha começou a ser registada durante a madrugada de hoje, com vários serviços da Microsoft 365 e aplicações da Microsoft a ficarem subitamente inacessíveis. Entre alguns dos afetados encontra-se o Microsoft Defender, Intune, Teams, PowerBI, Fabric, OneNote, OneDrive for Business, SharePoint Online, Windows 365, Viva Engage, Microsoft Purview, e Microsoft 365 Admin Center.
A Xbox Live também foi alvo de alguns problemas, com falhas reportadas pelos utilizadores no acesso às suas contas.
Esta falha terá sido sentida sobretudo em algumas regiões dos EUA, com a Microsoft a confirmar que alguns dos serviços afetados teriam começado a ser redirecionados para outros locais. Mais tarde, a empresa viria a confirmar que a falha foi causada por uma configuração incorreta aplicada no sistema do Azure, que causou com que vários sistemas ficassem inacessíveis.
A falha foi rapidamente revertida, sendo que a maioria dos serviços encontram-se agora a restaurar a normalidade. Atualmente ainda existem algumas falhas reportadas nas plataformas sociais, mas em menor escala.
Esta falha não parece encontrar-se relacionada com o grave erro ocorrido com o software da CrowdStrike, que causou a inacessibilidade de milhares de sistemas a nível global.
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