A Xiaomi pode vir a integrar algumas novidades para a funcionalidade de RAM Virtual no HyperOS 2.0, que vão permitir aumentar ainda mais as capacidades disponíveis para o mesmo.
A RAM Virtual é uma funcionalidade algo controversa. Basicamente, esta é uma forma de usar o espaço de armazenamento do dispositivo como “RAM”, mas com perdas consideráveis a nível de desempenho comparando a RAM real – que possui velocidades de leitura e escrita de dados consideravelmente superior.
Ou seja, embora a RAM Virtual possa ajudar a ter mais apps ativas, ao mesmo tempo, o desempenho final das mesmas pode ser consideravelmente inferior.
Muitos dispositivos começaram a integrar esta funcionalidade dentro do sistema, e a Xiaomi possui a mesma desde o tempo do MIUI. Mas com o HyperOS 2.0 devem chegar novidades, entre as quais a capacidade de expandir a RAM Virtual até 16 GB.
Para comparação, no HyperOS 1.0 a RAM virtual apenas poderia ser adicionada até um máximo de 8 GB.
Ainda assim, existe muita discussão sobre se a RAM virtual deve ser ativada. Muitos utilizadores consideram que a mesma deve ser desativada para garantir que as apps usam apenas a RAM real – evitando que uma parte da RAM virtual seja usada desnecessariamente, mesmo quando existe espaço de RAM real disponível, com impacto para o desempenho final do sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!