A Google encontra-se a preparar algumas melhorias para o ecossistema do Android, que pode ajudar os utilizadores a manterem as suas apps atualizadas, mesmo quando estas tenham sido instaladas de fontes terceiras.
Manter as aplicações atualizadas é uma das formas de garantir que as mesmas estão seguras e contam com todas as correções e novidades mais recentes. Embora a Google tenha integrado atualizações automáticas na Play Store, isto não se aplica quando as apps são instaladas de fontes externas.
No entanto, tendo em conta recentes descobertas no código fonte da Play Store, tudo aponta que a Google pode agora estar a preparar-se para fornecer atualizações também para apps que tenham sido instaladas de fontes externas que não a plataforma da Google. Tendo em conta o ecossistema aberto do Android, os utilizadores podem instalar apps de diversas fontes.
Com a novidade, porém, as apps compatíveis que se encontrem na Play Store podem receber atualizações da mesma, independentemente da forma original onde tenham sido instaladas.
Quando uma app desatualizada for descoberta, os utilizadores devem receber um alerta a indicar que existe uma versão mais recente, dando a possibilidade de instalar via a fonte original, ou descarregar a versão mais recente via a Play Store.
De notar que esta medida apenas se aplicará a aplicações que se encontram diretamente na Play Store. Outras apps que tenham sido instaladas de forma externa, mas não se encontrem na plataforma da Google, não irão receber atualizações pela mesma.
De momento ainda se desconhece quando a Google espera lançar esta novidade para os utilizadores. Tendo em conta que se encontra no código fonte da Play Store, não deverá demorar muito a acontecer, com algumas fontes a indicarem que tal pode acontecer ainda durante este ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!