Chegou oficialmente ao fim o prazo de 24 horas dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil à X, de forma a nomear um representante para a plataforma na região. A ordem ditava que, caso tal medida não fosse realizada, a X poderia ser bloqueada na região.
Tal como era esperado, Elon Musk não seguiu a ordem, e poucas horas depois de ter sido inicialmente lançada, usou a sua conta pessoal da X para publicar memes e outras mensagens contra o juiz responsável pela mesma - Alexandre de Moraes.
Agora, a plataforma encontra-se a aguardar que seja aplicada a medida de bloqueio. Com isto, é bastante provável que a X venha a ser inteiramente bloqueada do Brasil, com os utilizadores na região a deixarem de conseguir aceder pelos meios convencionais.
A X afirma que não irá seguir as ordens do juiz, considerando que as mesmas violam a liberdade de expressão – algo que Musk tem vindo a focar-se como o ponto central da X desde que a adquiriu.
A plataforma sublinha ainda que se encontra a aguardar que o bloqueio seja agora aplicado, o que reforça a ideia da entidade não ter planos para contestar a decisão diretamente. Com isto, os utilizadores da X no Brasil podem vir a deixar de conseguir usar a rede social, e enfrentam eventualmente novos bloqueios.
Até ao momento a plataforma ainda parece encontrar-se acessível, mas é bastante provável que a ordem do tribunal venha a ser colocada em prática, e as operadoras comecem a bloquear as ligações dos seus clientes para a X. A única forma de aceder à plataforma passaria a ser usando VPNs, ou adotando plataformas alternativas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!