Depois de ter sido detido pelas autoridades em França, o CEO do Telegram, Pavel Durov, acaba de confirmar que vão ser feitas mudanças em algumas funcionalidades da plataforma, voltadas para melhorar a moderação de conteúdos da mesma.
Segundo o mesmo, este considera que embora 99.999% dos utilizadores do Telegram usam a plataforma para as comunicações regulares do dia a dia sem qualquer ato ilegal, os 0.001% envolvidos em crimes e outras atividades ilícitas deixam uma má imagem para a plataforma, colocando os milhares de utilizadores da mesma igualmente em risco.
A pensar nisso, Durov agora pretende focar-se fortemente na moderação de conteúdos, e parece que algumas tarefas estão já a ser implementadas.
Para começar, o Telegram vai deixar de fornecer a funcionalidade de “Pessoas Perto”, que Durov afirma que era usado por menos de 0.1% dos utilizadores, e teria problemas com bots e spam.
Invés desta função, a plataforma vai agora apresentar o novo “Negócios Perto”, que permite identificar empresas que estejam próximas do utilizador, e que tenham presença verificada dentro do Telegram.
Foram ainda suspensos todos os envios de anexos para conteúdos do Telegraph, a ferramenta de blogging da plataforma, depois de se ter verificado que a mesma estaria a ser usada para algumas atividades ilegais.
Ao mesmo tempo, Durov deixou ainda a promessa de começar a aplicar medidas de moderação mais rigorosas na plataforma, de forma a mudar a ideia de a mesma ser usada para atividades ilícitas, contando com novos mecanismos de proteção da comunidade e também de moderação de conteúdos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!