Durante o evento de hoje da Apple, foram reveladas novidades focadas também para os programadores e para quem prefere a parte do software, sendo que uma delas foram as datas de lançamento da versão final do macOS Sequoia.
A nova versão do sistema vai ficar disponível para todos os utilizadores a 16 de Setembro. De relembrar que a Apple revelou o macOS Sequoia durante a WWDC24, em Junho, destacando algumas novas funcionalidades.
Tal como acontece com o iOS 18, o macOS Sequoia não vai receber funcionalidades da Apple Intelligence logo à partida, sendo que a empresa apenas as vai integrar em futuras atualizações – possivelmente para o macOS Sequoia 15.1, previsto para Outubro.
Uma das novidades do sistema é o iPhone Mirroring, que permite aos utilizadores controlarem os seus iPhones diretamente do macOS, replicando o que se encontra no ecrã e sem qualquer fio a ligar ao mesmo. O controlo é feito via a ligação sem fios, e pode ser realizada remotamente – desde que ambos os dispositivos estejam na mesma rede.
O trackpad e o teclado dos computadores podem ainda ser usados diretamente no iPhone usando esta funcionalidade.
Também é possível usar a mesma para replicar as notificações do iPhone dentro do macOS, algo similar ao que o Windows também se encontra a tentar realizar.
Outra novidade desta versão do sistema é o “window tile”, que permite aos utilizadores organizarem as suas janelas e aproveitarem ao máximo o ecrã para tal. A Apple descreve este sistema como uma forma completamente nova de organizar o trabalho no ecrã.
Para os programadores, destaca-se o Game Porting Toolkit 2, que permite mais rapidamente colocar jogos disponíveis para outros dispositivos da Apple no macOS.
O macOS Sequoia vai ficar disponível para os seguintes modelos:
- MacBook Air 2020 e posterior
- MacBook Pro 2018 e posterior
- iMac 2019 e posterior
- Mac mini 2018 e posterior
- iMac Pro 2017 e posterior
- Mac Studio 2022 e posterior
- Mac Pro 2019 e posterior
Nenhum comentário
Seja o primeiro!