A Fundação Vodafone acaba de lançar em Portugal o Desafio Skills Upload Jr - DigitALL, que vai distinguir projetos digitais para a utilização da internet em segurança, desenvolvidos por alunos e professores dos 1.º e 2.º ciclos.
Destinado a agrupamentos de escolas que integram o programa Skills Upload Jr - DigitALL, o desafio aborda problemas reais, neste caso incentivando o desenvolvimento de soluções ou medidas para promover as boas práticas de utilização da internet em segurança, a ética e os bons comportamentos e a cidadania digital.
Sob o tema “Aventuras na Internet em Segurança”, decorre até 5 de fevereiro de 2025 a submissão dos projetos candidatos, que terão de ser realizados com recurso a plataformas ou técnicas usadas no Programa DigitALL - iniciativa da Fundação Vodafone para desenvolvimento de literacia e competências digitais que abrange 18.500 estudantes neste ano escolar.
Após uma pré-seleção pelo júri da Fundação Vodafone em Portugal, 10 projetos (cinco por cada ciclo de ensino) serão apresentados a 25 de fevereiro ao grande júri, num evento nacional na sede da Vodafone em Lisboa. Em avaliação, ao longo do processo, estarão fatores como a relevância do problema identificado e do projeto proposto, bem como a integração de tecnologia, a sustentabilidade da solução (a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e as competências sociais demonstradas pelos alunos.
Os alunos e professores dos dois projetos vencedores - um por cada ciclo - receberão computadores portáteis e às respetivas escolas será atribuída uma estação de vídeo conferência.
O projeto vencedor do 2.º ciclo pode ainda ser selecionado para participar, em março de 2025, num evento em Bucareste, Roménia, onde estarão reunidas as equipas vencedoras dos outros oito países europeus participantes no ‘Skills Upload Jr. Challenge’ - Alemanha, Albânia, Espanha, Grécia, Países Baixos, Itália, Roménia e Turquia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!