1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

digitall

 

O programa DigitALL da Fundação Vodafone está de volta às escolas e com mais força do que nunca. Neste ano letivo, a iniciativa de literacia e competências digitais vai chegar a mais de 23 mil alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, representando um impressionante crescimento de 27% em relação ao ano anterior.

 

Para assinalar a expansão do programa, a Fundação Vodafone lançou um novo concurso a nível nacional, o “Desafio Skills Upload Jr. – DigitALL”, que convida os jovens a desenvolverem projetos inovadores com foco na sustentabilidade e no bem-estar digital.

 

Tecnologia e programação desde o ensino básico

 

Com uma abordagem prática e interativa, o DigitALL está presente em 1000 turmas de 170 escolas, espalhadas por 35 municípios de Portugal. O programa aposta na utilização de ferramentas e dispositivos digitais para capacitar não só os alunos, mas também os mais de mil professores envolvidos, especialmente nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

A iniciativa conta com uma equipa de 11 monitores que asseguram a dinamização das atividades no terreno, garantindo uma experiência educativa tecnológica e envolvente. A qualidade e o valor pedagógico do programa são reconhecidos pela Direção-Geral da Educação, que apoia institucionalmente o projeto.

 

Um desafio para criar o futuro sustentável e digital

 

O novo concurso “Desafio Skills Upload Jr. – DigitALL” pretende estimular o pensamento crítico e a criatividade dos mais novos. A competição está dividida em duas categorias, adaptadas a cada ciclo de ensino.

 

Para os mais novos do 1.º Ciclo, o tema é “Criar um Planeta Sustentável”, onde são convidados a imaginar um novo planeta onde tudo funciona de forma equilibrada e feliz. Já os alunos do 2.º Ciclo são chamados a meter as mãos na massa com o tema “Futuro DigitALL”, desenvolvendo objetos inteligentes que possam melhorar o dia a dia em casa ou na escola. Todos os projetos terão de ser criados com recurso às plataformas digitais exploradas durante o ano letivo.

 

Como participar no concurso

 

As equipas interessadas podem fazer a pré-inscrição até ao dia 31 de outubro através da plataforma oficial do programa. Após esta fase, os alunos terão até 13 de fevereiro de 2026 para submeter os seus projetos.

 

Uma pré-seleção realizada pela Fundação Vodafone apurará 10 projetos finalistas, cinco de cada ciclo. Estes serão apresentados num evento nacional na sede da Vodafone, em Lisboa, no dia 20 de março de 2026. O grande júri avaliará a relevância do problema identificado, a criatividade na integração da tecnologia, a sustentabilidade da solução e as competências sociais demonstradas pelas equipas.

 

O regulamento completo e mais informações sobre o desafio estão disponíveis em digitALL.vodafone.pt.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech