A Samsung encontra-se a alertar para uma nova vulnerabilidade, recentemente descoberta, e que pode afetar vários processadores da linha Exynos no mercado. Estes chips encontram-se em alguns dos dispositivos da empresa ainda à venda.
Se explorada, a falha pode permitir que os atacantes obtenham acesso administrativo aos dispositivos, tendo a capacidade de realizar ações maliciosas no mesmo. A falha encontra-se em investigação faz algumas semanas, mas apenas agora a empresa começou a notificar publicamente a mesma.
Através da exploração da falha, os atacantes podem executar comandos maliciosos no sistema, e potencialmente obterem acesso a informações sensíveis e dados privados.
Para já, a Samsung recomenda que os utilizadores mantenham os seus dispositivos atualizados, sendo que a correção deve ter sido lançada nos mais recentes pacotes de segurança da empresa.
Por entre os processadores afetados pela falha encontra-se o Exynos 9820, Exynos 9825, Exynos 980, Exynos 990, Exynos 850, e Exynos W920. Estes encontram-se em dispositivos como o Galaxy S20, Galaxy Note 20, Galaxy S10 e Galaxy Note 10, além dos modelos Galaxy A21, Galaxy A51 e Galaxy A71.
Alguns dos smartwatches da empresa também foram afetados, entre os quais o Galaxy Watch 4, Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch FE.
Além de recomendar que o patch de segurança mais recente do Android seja instalado nos dispositivos, a empresa aconselha ainda os utilizadores a não instalarem apps de fontes desconhecidas ou externas à Play Store e Galaxy Store, como forma de evitar que malware possa acabar por explorar a falha.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!