Um dos maiores jornais de Espanha, La Vanguardia, confirmou que vai deixar de usar a rede social X para publicar os seus conteúdos, por considerar que a plataforma se transformou numa “rede de desinformação”.
Segundo o jornal, a rede social tem vindo a tornar-se uma fonte de desinformação desde que Elon Musk se encontra na frente da mesma, um dos motivos que levam agora à decisão de saída da plataforma.
Esta medida surge poucos tempos depois de também o The Guardian ter decidido abandonar a rede de Musk. Em ambos os casos, as duas entidades vão deixar de publicar as suas notícias diretamente nas contas da plataforma, mas os utilizadores ainda podem livremente partilhar os links das mesmas.
Para o caso de La Vanguardia, a entidade afirma que a X tem vindo a tornar-se uma fonte de desinformação, como uma caixa de ressonância de teorias e conspirações, e que isso apenas tem vindo a agravar-se nos últimos tempos.
A recente campanha eleitoral dos EUA é um dos exemplos apontados, onde Musk terá usado a rede para promover as ideias e campanhas de Donald Trump, e onde a rede foi bastante usada para distribuir desinformação sem controlo.
Ao mesmo tempo, a fonte indica ainda que a X tem sido bastante usada para distribuir conteúdos que violam direitos humanos, são de ódio e racismo, e muitas vezes chegam a tornar-se virais exatamente por essa razão.
Os jornalistas da entidade ainda são livres de usarem a plataforma, caso assim o pretendam. Mas de forma oficial, a La Vanguardia deixa assim de se encontrar nesta rede social.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!