Numa altura em que a privacidade é cada vez mais importante na internet, existem agora algumas recomendações que são deixadas pelas próprias autoridades para garantir a segurança dos cidadãos.
O FBI deixou recentemente um alerta nesse sentido, aconselhando todos os utilizadores a usarem apenas plataformas de mensagens que sejam encriptadas e seguras. A entidade recomenda que os utilizadores deixem de usar sistemas de mensagens que não tenham qualquer forma de encriptação, tanto para mensagens de texto como para chamadas e videochamadas.
As autoridades consideram que o uso destas plataformas, sem encriptação, pode constituir um risco de segurança e potencial ponto de partida para o roubo de dados.
Estes alertas foram deixados depois de uma conferência, onde se analisou os recentes ataques de um grupo conhecido como Salt Typhoon. Este grupo, com ligações à China, terá conseguido infiltrar-se em várias operadoras em redor do mundo, e usou esses acessos para obter informação de forma ilegal.
A AT&T e a Verizon foram algumas das operadoras norte americanas que terão sido comprometidas, embora a extensão do ataque ainda seja desconhecida. Este grupo terá conseguido obter informação que era transmitida na rede de forma insegura – seja mensagens ou chamadas diretas.
Segundo o FBI, existem várias plataformas de mensagens encriptadas atualmente disponíveis, e até mesmo inteiramente gratuitas, que tornam a comunicação consideravelmente mais segura. Estas devem agora ser uma recomendação base para garantir a segurança na troca de conteúdos.
Portanto, caso costume enviar mensagens ou realizar chamadas por onde passam dados potencialmente sensíveis, ou se apenas pretende ter mais segurança e privacidade, usar uma plataforma encriptada para as comunicações pode ser algo sensato de se realizar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!