Depois de Elon Musk ter entrado numa batalha legal contra a OpenAI, de forma a impedir que a empresa se transforme numa entidade com fins comerciais, agora a Meta também parece interessada em iniciar o caso contra a mesma.
Recentemente, a Meta terá enviado uma carta para o tribunal da Califórnia, com os seus receios sobre a possibilidade de a OpenAI passar de uma entidade sem fins lucrativos – como se encontra atualmente – para uma empresa comercial. A medida vai de encontro com os desejos da OpenAI e o seu crescimento dentro do mercado da IA.
Segundo a Meta, a transformação pode abrir um precedente perigoso para o mercado, onde entidades similares podem começar as suas atividades no formato sem fins lucrativos, e quando atingem um patamar elevado, onde possam ter lucros, passam para uma entidade comercial e com fins similares.
Em finais de Novembro, Elon Musk também tentou iniciar o caso para bloquear a conversão da OpenAI, algo que ainda se encontra nos tribunais dos EUA. Segundo a Meta, a OpenAI obteve milhões de dólares em investimentos com o seu estatuto inicial de não ser uma entidade com fins lucrativos, e pretende agora alterar o mesmo mantendo todos os benefícios anteriores.
A Meta afirma ainda que a OpenAI não deveria ter permissão de se transformar numa entidade comercial, usando para tal os fundos que foram obtidos com o estatuto de uma entidade sem fins lucrativos. A carta enviada para os legisladores aponta ainda que as autoridades deveriam investigar as práticas antigas da OpenAI durante a sua fase de fundação sem fins lucrativos, para avaliarem possíveis divergências que possam existir da mesma.
Esta carta surge apenas alguns dias depois da OpenAI ter revelado comunicações antigas realizadas entre os fundadores da OpenAI e Elon Musk, onde o mesmo indicava que a entidade deveria passar para uma empresa comercial com fins lucrativos – indo contra a ideia que Musk agora aponta.
Enquanto isso, a OpenAI defende-se indicando que irá sempre manter a sua estrutura sem fins lucrativos, independentemente de qualquer reestruturação que seja realizada pela entidade no futuro, mas que todas as indicações encontram-se a ser realizadas com o aconselhamento de especialistas na área.
Apesar disso, a nova indicação da Meta pode deixar mais pressão sobre a OpenAI, e sobre os seus planos de passar para uma entidade com fins financeiros e comerciais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!