A Apple encontra-se a apostar em integrar as suas tecnologias de IA nos novos dispositivos, com a Apple Intelligence, o que fornece várias novas funcionalidades e possibilidades para os utilizadores dos dispositivos da empresa.
No entanto, com estas novas funcionalidades de IA, também surgem alguns requisitos mais avançados. O hardware necessita de ser robusto para conseguir processar toda a informação corretamente, e além disso, existe outro requisito muitas vezes esquecido, mas que é também importante.
Muitas das funcionalidades da IA atual funcionam na cloud, como é o caso da integração do ChatGPT na Siri. Os pedidos são feitos pelos dispositivos, e enviados para os sistemas da Apple, onde são processados e retornam para os utilizadores. Isto permite aliviar alguns dos requisitos para processamento local de dados.
Porém, a Apple Intelligence usa também algum processamento local. Os dispositivos mais recentes da empresa contam certamente com hardware capaz de processar estes dados em larga escala, mas isso obriga a que os utilizadores tenham de ter em atenção outro requisito: o espaço disponível de armazenamento.
Os modelos de IA local tendem a necessitar de um elevado espaço para armazenamento dos seus dados, que podem ser bastante expressivos – dependendo do modelo usado. No caso da Apple, usar a Apple Intelligence de forma local obriga a que os utilizadores tenham de ter em consideração que vão perder uma grande quantidade de armazenamento, apenas focada em guardar os dados do modelo LLM da empresa.
Este modelo, no caso da Apple, pode atingir quase 7GB de tamanho total. Embora isto não seja problema para dispositivos com capacidades elevadas de armazenamento, para quem tenha ainda modelos do iPhone com 128 GB, ou até para quem esteja constantemente a ter problemas de espaço para guardar fotos e vídeos, pode acabar por ser algo pesado a ter em conta.
Além disso, este valor será apenas o atual, sendo que conforme o modelo da Apple Intelligence venha a evoluir, é bastante provável que seja necessário ainda mais espaço de armazenamento, que pode dificultar a tarefa para quem tenha falta do mesmo.
Embora as funcionalidades da Apple Intelligence possam ser desativadas, isto nem sempre é tão linear como parece. Isto porque, mesmo depois de desativado, o sistema ainda reserva uma parte do armazenamento para a mesma – que pode nunca ser “recuperada”.
Este ponto é algo que os utilizadores, ao adquirirem um novo dispositivo, devem ter em conta. O espaço de armazenamento é muitas vezes considerado apenas para as necessidades dos utilizadores – e já se exclui espaço que é usado pelo sistema e aplicações nativas – portanto deve-se ter cada vez mais em conta na altura de escolher um novo dispositivo da Apple, sobretudo caso se pretenda usar a AI da empresa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!