A publicidade é uma das principais fontes de rendimento em várias plataformas, tanto na internet em geral como dentro do mercado das apps para dispositivos móveis. No entanto, neste último caso, um recente estudo aponta que algumas aplicações bastante populares no mercado podem estar a recolher e enviar para os anunciantes dados de localização, tanto em Android como iOS.
Segundo o portal 404 Media, a recolha dos dados estaria a ser feita por algumas entidades desonestas dentro do mercado da publicidade digital, onde estariam a usar os sistemas de publicidade das aplicações para recolher os dados de localização, que seriam depois usados para campanhas publicitárias ou para criar perfis de publicidade de cada utilizador.
Este sistema explora o sistema de publicidade Real-Time Bidding (RTB), que basicamente, consiste num sistema de “leilão” para campanhas de publicidade, que em tempo real, avalia qual a melhor campanha a apresentar aos utilizadores, com base em diferentes aspetos.
As empresas que usam este sistema para recolher dados de localização fazem-no de forma bastante dissimulada, ocultando ao máximo a atividade e tornando até difícil o seu bloqueio direto. Se recolhidos, estes dados podem ser valiosos para os anunciantes, ou em casos extremos, para fontes externas, como governos e autoridades em geral.
Felizmente, tanto o Android como o iOS começaram a aplicar medidas para evitar que as apps tenham permissões de recolher dados de localização, algo que é aplicado a nível do sistema. Portanto, uma das formas de prevenir a recolha destes dados passa por não fornecer permissões de acesso à localização das apps desconhecidas.
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