A publicidade em aplicações para smartphones podem ser uma das principais formas de rendimento para os programadores, mas nem sempre as suas atividades são tão benignas como parecem.
De acordo com uma investigação da Forbes, recentemente foi descoberto uma empresa que se encontra a usar publicidade em aplicações para dispositivos móveis de forma inteligente, com o objetivo de recolher a localização dos utilizadores.
A empresa Bsightful encontra-se focada em usar publicidade em aplicações móveis para recolher dados sobre os utilizadores, incluindo a localização exata dos mesmos. No final, a informação obtida é vendida a empresas terceiras que usam a mesma para direcionar publicidade a utilizadores.
A Bsightful realiza as suas atividades através da criação de plataformas de publicidade falsas, que depois são usadas por anunciantes para publicitarem os seus conteúdos em diferentes apps. No entanto, as plataformas desenvolvidas pela Bsightful estariam a recolher mais informação que a necessária dos dispositivos dos utilizadores, com dados que envolvem até mesmo a localização com uma precisão de um metro.
A informação obtida por estes meios é depois vendida a outras entidades, que a podem usar para publicidade direcionada ou qualquer outra atividade. Obviamente este sistema apenas funciona sobre apps onde a plataforma de publicidade se encontre integrada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!