A Meta confirmou que, devido a um erro, pode ter estado a bloquear para alguns utilizadores publicações nas suas plataformas que continham links para um rival do Instagram no fediverso, o Pixelfed.
O Pixelfed é considerado uma alternativa descentralizada ao Instagram, e baseada no fediverso. Esta plataforma é vista como uma alternativa do Instagram, permitindo aos utilizadores partilharem conteúdos baseados em fotos e pequenos vídeos.
De acordo com o portal 404 Media, a Meta terá confirmado que, quando os utilizadores nas suas plataformas publicavam conteúdos com o link para a instância principal da mesmas, “pixelfed.social”, os filtros de spam da Meta poderia ser ativados.
As publicações eram assim removidas por serem consideradas “spam”. A Meta terá confirmado a falha, e afirma ter restabelecido as publicações que foram anteriormente removidas por causa deste.
Embora a Meta considere a prática como um erro, o timing de tal é certamente algo que levanta as dúvidas da comunidade. Primeiro porque trata-se de uma plataforma rival do Instagram, que é detido pela Meta, e também porque a Meta tem vindo a focar-se consideravelmente em integrar o Threads como uma opção para os utilizadores, que também tem vindo a dar passos dentro da rede do fediverso.
Ao mesmo tempo, também surge a confirmação do problema numa altura em que a Meta se encontra a aplicar mudanças drásticas relativamente à moderação e verificação de conteúdos nas suas plataformas, em prol da liberdade de expressão.
Não será de estranhar que muitos utilizadores do Instagram estejam a procurar alternativas, e que o Pixelfed seja uma das principais atualmente em vista.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!