1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

vodafone videochamada satélite

 

A Vodafone confirmou ter realizado um avanço na comunicação via satélite, com a primeira videochamada realizada por esta rede, usando um smartphone tradicional. Esta chamada foi realizada sem a necessidade de um smartphone adaptado para realizar estas comunicações, e de uma área remota sem sinal tradicional de rede.

 

A tecnologia pode, no futuro, permitir que a população em áreas mais remotas possam finalmente realizar chamadas de forma mais estável, usando as ligações de satélite para tal e sem necessitarem de adquirir novos equipamentos móveis adaptados para tais comunicações.

 

A chamada foi realizada pelo engenheiro da Vodafone, Rowan Chesmer, que realizou a videochamada para Margherita Della Valle, CEO do grupo Vodafone, através de uma zona montanhosa e remota de Wales. Esta zona nunca teve cobertura de rede móvel que permitisse realizar este tipo de chamadas.

 

 

Para a tecnologia, a Vodafone contou com a ajuda da AST SpaceMobile, uma empresa que opera os satélites BlueBird, e que transmite o sinal de dados para os transmissores locais em terra. Esta tecnologia permite, em base, que os utilizadores tenham acesso a redes similares ao 4G e 5G usando apenas ligações de satélite.

 

A Vodafone espera agora começar a implementar a tecnologia no mercado, começando pela Europa, entre 2025 e 2026.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech