1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Satélite no espaço

 

Durante o evento Mobile World Congress, a Vodafone veio revelar a sua nova aposta num sistema de banda larga que irá usar a ligação via satélite.

 

As comunicações via satélite têm vindo a ficar cada vez mais populares nos últimos meses, com empresas como a Apple a apostarem na integração destes meios de comunicação para os seus dispositivos – embora ainda focados apenas para casos de emergência.

 

A pensar nisso, a Vodafone aproveitou o evento Mobile World Congress para revelar um novo projeto piloto, que pretende distribuir redes móveis 4G e 5G usando ligações de satélite. Neste momento, a empresa encontra-se a realizar os testes a esta tecnologia com o apoio da entidade AST SpaceMobile, sendo que o mesmo irá ser realizado em Espanha. No entanto, a ideia da operadora será expandir a disponibilidade do mesmo para mais países no futuro.

 

O projeto consiste num sistema que será capaz de fazer uso de banda larga móvel em ligações 4G e 5G, mas que é realizado por intermédio de ligação a satélites. Esta tecnologia possui como vantagem o facto de usar redes móveis regulares, que podem ser usadas por praticamente todos os smartphones e tablets no mercado.

 

De notar que este sistema será usado para chamadas de voz, mensagens, chamadas de emergência e internet móvel, sendo a ligação principal via o satélite. Futuramente, a tecnologia acredita-se poder ter vantagens para dispositivos da Internet das coisas.

 

A Vodafone Espanha afirma que este é o primeiro projeto onde se pretende usar dispositivos já existentes no mercado para fornecer ligações via satélite. Isto aplica-se a dispositivos que não necessitam de ter alterações feitas para poderem usar a tecnologia – ao contrario do que acontece, por exemplo, com os novos iPhones, que necessitam de hardware especifico para poderem comunicar via satélite.

 

A empresa norte-americana AST SpaceMobile irá fornecer, nesta fase, os satélites para que sejam realizadas as comunicações pelos mesmos. A ideia da entidade será criar uma rede de satélites que possa cobrir mais de 49 países diferentes, incluindo países onde as ligações via operadoras regulares não se encontram facilmente acessíveis.

 

Para já, a ideia será começar a testar a tecnologia, sendo que ainda se desconhece quando esta irá ficar disponível para o público mais alargado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech