Depois da conta da SEC dos EUA ter sido alvo de um ataque, onde terceiros terão conseguido aceder à mesma e enviaram mensagens falsas, agora a X, antigo Twitter, encontra-se a integrar uma nova funcionalidade de segurança na sua plataforma.
Os utilizadores nos EUA e iOS podem agora usar o sistema de passkeys para acederem às suas contas. Com esta funcionalidade, é possível adicionar uma camada de segurança às contas na plataforma, e será uma alternativa para o agora descontinuado sistema de autenticação em duas etapas via SMS das contas gratuitas.
Com esta funcionalidade, os utilizadores podem usar as passkeys existentes no iOS para rapidamente acederem às suas contas, autenticando o acesso nas mesmas de forma segura e prática. Esta medida é vista como uma alternativa ao método de autenticação em duas etapas via SMS, que ainda se encontra suportado para utilizadores de contas Premium – embora não seja mais recomendado.
De relembrar que as passkeys foram criadas pela FIDO Alliance, com a ideia de fornecer um meio mais rápido e seguro de login em contas online, sem a necessidade de senhas. Este sistema usa dispositivos de autenticação biométrica ou facial para identificar os utilizadores e realizar o login nas suas contas.
Várias plataformas e serviços começaram a suportar sistemas de autenticação via passkeys, e espera-se que este venha a ser integrado em ainda mais plataformas no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!