A xAI encontra-se mais perto de revelar o seu mais recente modelo do Grok, conhecido como Grok 3. Durante o evento World Governments Summit, a realizar-se no Dubai, Elon Musk participou por intermédio de uma videochamada.
Na mesma, Musk revelou que o novo modelo Grok 3 encontra-se na fase final de desenvolvimento, e que deverá chegar ao mercado muito em breve. Segundo o mesmo, o desenvolvimento encontra-se atualmente na sua fase final, e espera-se que o modelo seja lançado dentro das próximas duas semanas.
O mesmo deve contar com várias melhorias no processamento de dados, face ao modelo anterior, e Musk apelida mesmo este de “assustadoramente inteligente”.
O modelo foi treinado usando um conjunto de novos dados sintéticos, que possui várias vantagens, como a capacidade de se poder filtrar melhor informação potencialmente sensível ou que viole os direitos de autor. Isto é teoricamente melhor do que usar dados do mundo real, como acontece com outros modelos, como os da OpenAI ou Google.
Ao mesmo tempo, usar dados do mundo real pode limitar a quantidade de material disponível para treino, embora possa também ajudar a IA a ter melhores capacidades para resolver questões em formato “humano”.
Durante o evento, Musk referiu que o Grok 3 possui elevadas capacidades de raciocínio, e que deve trazer uma grande melhoria para os modelos da empresa, competindo diretamente com algumas plataformas rivais atualmente no mercado.
Embora Musk tenha indicado que o modelo deve ficar acessível nas próximas duas semanas, não foi deixada uma data concreta, e as previsões do mesmo tendem a ser bastante incoerentes.
Ainda durante o evento, Musk deixou duras críticas à OpenAI e a Sam Altman, sobretudo pelas mudanças de ideias da empresa, passando a focar-se sobretudo nos lucros finais invés de desenvolver tecnologias de IA avançadas para ajudar a humanidade – algo que Musk afirma ter sido uma das ideias originais na altura da criação da entidade.
De relembrar que Elon Musk fez parte da direção da OpenAI, na altura da sua criação, mas saiu da mesma por desentendimentos com Sam Altman e outros membros da direção. Eventualmente este partiu para criar a xAI, que é agora responsável pelos modelos do Grok.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!