O Mastodon vai finalmente receber uma novidade que pretende melhorar a funcionalidade da plataforma, e a experiência dos utilizadores, aproximando também a mesma da X.
A plataforma confirmou que a funcionalidade de citação encontra-se agora a chegar ao serviço, permitindo aos utilizadores citarem outras contas e publicações, e adicionarem os seus próprios comentários.
Até agora, o Mastodon permitia reforçar uma publicação, que basicamente seria para partilhar o conteúdo no feed dos utilizadores. Isto, no entanto, não permitia que fossem adicionados comentários adicionais à mensagem partilhada. A citação permite que esse comentário seja adicionado, juntamente com a partilha da mensagem original.
Alguns clientes de terceiros do Mastodon já integravam funcionalidades que pretendiam simular este sistema, mas era algo criado de forma “não oficial”. Agora, a citação chega como algo nativo da plataforma. Ao mesmo tempo, esta novidade chega também como parte do protocolo ActivityPub, a base do Mastodon e do Fediverso.
No passado, o Mastodon tinha evitado colocar esta funcionalidade por ser considerada como potencialmente abusiva. O sistema de citação é muitas vezes usado para fins maliciosos, e terá sido um dos motivos pelos quais a plataforma não contava com o mesmo. Mas isso parece agora ter mudado – possivelmente porque outras plataformas também aplicam o mesmo com sucesso e bom feedback da comunidade de utilizadores em geral.
Ainda assim, para evitar tais situações, o Mastodon irá dar o controlo aos utilizadores sobre se as suas publicações podem ser citadas ou não.
De relembrar que o Mastodon foi uma das plataformas para onde muitos utilizadores do Twitter passaram a frequentar depois da compra da mesma por Elon Musk. Ao longo do tempo, a plataforma manteve alguma popularidade, mas ainda com alguns rivais, como é o caso do Bluesky.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!