
O Mastodon, a popular plataforma social descentralizada, acaba de lançar a versão 4.5, trazendo uma das funcionalidades mais aguardadas pelos utilizadores: as "Quote Posts" (Citações de Publicações). Esta novidade permite aos utilizadores citar as publicações de outros, adicionando o seu próprio comentário.
No entanto, fiel à sua filosofia de controlo pelo utilizador, a plataforma garante que os autores têm a última palavra. Através da nova página de "Predefinições de Publicação", é possível desativar ou revogar a permissão para que as suas publicações sejam citadas, seja de forma global ou individualmente por publicação.
O fim das respostas perdidas
Outra grande melhoria foca-se em resolver um dos problemas mais frustrantes do Mastodon: as respostas "perdidas" numa conversa. A nova funcionalidade "Fetch All Replies" (Obter Todas as Respostas) trata de ir buscar automaticamente respostas que não tenham chegado ao servidor do utilizador, atualizando a conversa a cada 15 minutos e sempre que a página é carregada.
Mais controlo para autores e administradores
A versão 4.5 não se foca apenas nos utilizadores finais. Os administradores de servidores (instâncias) recebem um conjunto robusto de novas ferramentas. A "Gestão de Feeds" (Feed Management) permite agora desativar feeds específicos para visitantes ou utilizadores registados, e até definir o feed local como a página principal da instância.
A moderação também foi reforçada. O "Bloqueio Direcionado" (Targeted Blocking) permite filtrar nomes de utilizador através de correspondências parciais ou variações, facilitando o combate a contas indesejadas. A interface de moderação foi melhorada, mostrando agora pré-visualizações de links e o conteúdo citado, dando mais contexto aos moderadores durante a revisão.
A interface web passa também a suportar emojis nativos, dando aos utilizadores a escolha de como preferem visualizá-los.
O futuro: Versão 4.6 já está a caminho
A equipa do Mastodon atualizou ainda o seu roteiro público para melhorar a transparência sobre o desenvolvimento. O trabalho na versão 4.6 já começou e promete trazer os "Packs", uma melhor integração (onboarding) de novos utilizadores e ferramentas institucionais. Este desenvolvimento é apoiado pela NLNet e pelo NGI Zero Commons Fund, conforme detalhado no anúncio oficial.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!