Depois de quase dois anos sem novidades, a Apple finalmente lançou algo que será a sucessão da linha do iPhone SE. O novo iPhone 16e foi recentemente apresentado como a aposta mais barata da empresa face às suas linhas.
Este modelo conta com alguns “cortes”, que será o que também permite reduzir o preço final comparativamente à restante família de produtos da Apple. A câmara é um desses cortes, onde a empresa optou apenas por usar um sensor.
De acordo com a Apple, o iPhone 16e conta com o mesmo sensor da câmara que se encontra no iPhone 16, mas existem algumas diferenças notáveis no que este pode realizar nos dois dispositivos.
Para começar, o iPhone 16e conta com o mais recente chip da Apple, o A18, que lhe permite ter também acesso à Apple Intelligence. Ao mesmo tempo, a Apple apresenta ainda o novo modem dedicado C1, que vai ser o primeiro modem focado para os dispositivos da empresa.
No que respeita à câmara, este modelo conta com um sensor classificado como “dois em um”, que basicamente pega no sensor de 48 MP do iPhone 16 e coloca-lhe algumas funcionalidades extra em cima. O sensor permite usar o modo noturno e de efeito de retrato, além de contar com um zoom equivalente a duas vezes.
Conta ainda com suporte para gravação de vídeos em 4K@60fps, mas ainda assim não conta com uma das funcionalidades existente em toda a restante linha dos dispositivos da empresa. O modelo não conta com o Photographic Styles, um modo que se encontra disponível para toda a restante linha do iPhone 16.
Existe uma forma rudimentar desta funcionalidade, que foi aplicada desde o iPhone 13, mas não será propriamente a mesma que existe nas versões mais recentes do dispositivo. Obviamente, estes “cortes” foram tidos em conta para tentar reduzir ao máximo o preço final do mesmo.
Além disso, a câmara no iPhone 16e também não permite aos utilizadores o Controlo de foco, Modo cinematográfico e o modo de ação. Também na câmara frontal existem diferenças, com alguns dos modos disponíveis nos modelos mais caros a não encontrarem-se no modelo mais barato.
Apesar da falta destas capacidades, o iPhone 16e ainda é um dos modelos mais baratos da Apple disponíveis atualmente no mercado... embora em Portugal o preço final de venda esteja previsto de começar nos 739 euros.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!