Em 2021, a Microsoft lançou o EU Data Boundary, uma solução para quem pretenda usar as plataformas da empresa, e manter os dados dos seus clientes limitados à União Europeia – tendo em conta as leis locais. Esta medida garante que os dados dos clientes encontram-se apenas na região europeia, em plataformas como o Microsoft 365, Azure, entre outros.
Inicialmente, a Microsoft revelou que o EU Data Boundary iria começar a ser disponibilizado por fases, sendo que a primeira iria começar em Janeiro de 2023, e permitiria a alguns utilizadores selecionarem se pretendem manter os seus dados limitados na Europa.
A segunda fase, que inclui ferramentas para tornar os dados anónimos, foi lançada em Janeiro de 2024, garantindo que não se armazena informação pessoal desnecessária nos sistemas da Microsoft.
Agora, a Microsoft confirmou que a terceira e última fase do EU Data Boundary encontra-se em lançamento, sendo que nesta fase todos os pedidos de suporte dos clientes das plataformas da Microsoft passam a encontrar-se também limitados apenas à região europeia.
Segundo a Microsoft, o EU Data Boundary trata-se de uma iniciativa que demorou anos a implementar, de forma a garantir que as empresas podem usar os serviços da Microsoft e ir de encontro com as leis de proteção de dados europeias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!