A Microsoft encontra-se a preparar para trazer novas funcionalidades, focadas no uso de tecnologias de IA, para o Microsoft Edge. O navegador da empresa está a preparar-se para receber suporte para um novo sistema de histórico, melhorado com IA.
Nas recentes versões do Edge foi descoberto que o navegador pode vir a receber suporte para o novo sistema de histórico com IA. Este pode usar a tecnologia para ajudar a organizar os sites visitados pelos utilizadores, bem como para que os conteúdos sejam mais rapidamente encontrados, quando for feita uma pesquisa para tal.
Esta funcionalidade é algo que o Chrome já tinha integrado, mas inicialmente esperava-se que fosse limitado ao mesmo – tendo em conta que usa as tecnologias da Google para tal. No entanto, parece que a Microsoft pode vir a aproveitar também as mesmas, usando a base do Chromium, ou pode ter criado algo parecido de forma dedicada. Seja como for, esta ferramenta pode ajudar os utilizadores a organizarem o seu histórico de visitas.
De acordo com o portal Windows Latest, a funcionalidade encontra-se atualmente em testes no Edge, portanto ainda pode demorar algum tempo para surgir nas versões finais do navegador para os utilizadores em geral.
Por agora, os utilizadores podem ativar a funcionalidade através das flags do navegador, embora ainda possa surgir com alguns bugs e falhas – visto encontrar-se em desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, é possível que a Microsoft venha a obrigar os utilizadores a terem de manter as suas contas da Microsoft sincronizadas com o navegador de forma a poderem usar a funcionalidade – uma vez que é possível que este sistema sincronize os dados com a conta ou use informação do Copilot.
Além desta novidade, a mais recente versão do Edge conta ainda com o que parecem ser novas flags, relacionadas com melhorias para a gestão de memória e de abas inativas. O Edge pode vir a reduzir ainda mais a memória usada pelo navegador ao dar mais controlo sobre a forma como abas inativas são removidas da RAM.
Foram ainda descobertas referências a novas flags, que parecem encontrar-se relacionadas com novas funcionalidades de proteção para o Edge. A primeira msProvenanceValidatorToggleOnByDefault aparenta ser relacionada com a verificação da origem do download de certos ficheiros. A segunda, msProtectedClipboard, aparenta ser relacionada com a proteção dos dados enviados para a Área de Transferência do sistema.
Ambas não parecem realizar qualquer ação de momento, mas certamente que iremos ter mais informações com as futuras versões do navegador.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!