A Google continua a fazer avanços nas suas tecnologias de IA, e desta vez a empresa revelou o seu mais recente modelo LLM. O novo SpeciesNet é um modelo open source da Google, focado a ajudar a identificar animais na natureza.
O modelo encontra-se treinado para ajudar a identificar rapidamente animais usando imagens captadas por câmaras em armadilhas e locais selvagens. A Google usou milhares destas imagens para realizar o treino do modelo, e de forma rápida e eficaz, identificar os animais associados.
O objetivo do modelo passa por estudar a vida selvagem e ajudar na identificação de espécies mais rapidamente, em determinadas zonas. Este modelo foi criado com as imagens capturadas pelo Wildlife Insights, outro projeto da Google Earth Outreach, que começou a ser criado faz mais de seis anos.
Este projeto permite que investigadores possam enviar imagens de capturas de armadilhas na vida selvagem, para ajudar no desenvolvimento de dados sobre os diferentes animais e nas diferentes regiões. A Google afiram que o novo modelo SpeciesNet foi treinado usando mais de 65 milhões de imagens nesta plataforma, bem como em várias entidades parceiras.
Segundo a Google, o SpeciesNet pode ajudar a identificar até 2000 animais diferentes, e aplicar diferentes tags aos mesmos – como mamíferos ou felinos – além de ter ainda a capacidade de identificar outros objetos que possam surgir nas capturas, como pessoas e carros.
O SpeciesNet é um modelo open source, portanto qualquer um pode usar e adaptar o mesmo para os seus projetos, estando sobre uma licença Apache 2.0.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!