
A Google continua a melhorar a sua aplicação de navegação, e as novidades mais recentes focam-se em quem prefere as duas rodas. De acordo com informações avançadas pelo Android Authority, o Google Maps prepara-se para receber um novo modo exclusivo para ciclistas, desenhado para facilitar as deslocações nos centros urbanos.
Para além da recente atualização que introduziu a integração do Gemini na plataforma com o modo de conversação, a análise ao código da versão 26.11.06 da aplicação para Android revelou o desenvolvimento de indicadores específicos para bicicletas. Até agora, os utilizadores podiam apenas personalizar o indicador de navegação, conhecido como "Navatar", com ícones de automóveis ou motociclos.
Navegação otimizada para duas rodas
Esta nova funcionalidade poderá ser encontrada na secção de veículos da aplicação. Na fase atual de desenvolvimento, o indicador surge ainda como uma seta azul que mostra a direção da viagem, oferecendo opções de personalização com diversas cores. No entanto, a verdadeira vantagem deste modo vai além do aspeto puramente visual.

Quando o modo para ciclistas for ativado, o sistema de navegação passará a destacar de forma clara as ciclovias e as zonas dedicadas a bicicletas. Esta alteração tem como objetivo ajudar os utilizadores a encontrarem os percursos mais rápidos e adaptados aos seus veículos no meio do trânsito das cidades.
Maior segurança nas estradas
A par das novas rotas, espera-se que a empresa introduza um ícone definitivo de uma bicicleta para substituir a seta azul antes do lançamento oficial da ferramenta. Esta adição será fundamental para que os restantes condutores consigam identificar mais facilmente a presença de ciclistas nas proximidades, ajudando assim a prevenir potenciais acidentes.
Apesar de estas configurações já estarem presentes nas linhas de código da aplicação, ainda não se encontram ativas para o público em geral. De momento, não existe uma data oficial para a chegada desta funcionalidade aos equipamentos dos utilizadores, mas a sua presença na base do programa indica que o desenvolvimento se encontra a decorrer.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!