A operadora de telecomunicações japonesa NTT Communications Corporation (NTT), uma das maiores do pais, confirmou ter sido vítima de um ataque informático. Deste ataque foram roubados dados de quase 18.000 empresas associadas, incluindo informação de clientes.
O roubo de dados foi descoberto inicialmente em Fevereiro de 2025, mas a data exata de quando os atacantes obtiveram acesso aos sistemas internos da empresa não foi confirmada. Ainda assim, as investigações realizadas até ao momento indicam que os atacantes terão conseguido aceder aos sistemas internos da empresa, tendo depois disso recolhido os dados.
A primeira confirmação de que dados foram roubados viria a surgir em 6 de Fevereiro, quando informação interna da empresa começou a surgir publicamente. Os atacantes terão obtido acesso a dados de um sistema de Compras e Distribuições, que embora não tivesse diretamente grandes quantidades de informações pessoais, ainda assim possui detalhes sobre as empresas que trabalham diretamente com a operadora.
A NTT afirma ter descoberto a origem do incidente a 5 de Fevereiro, sendo que o acesso não autorizado foi bloqueado no dia seguinte. No entanto, no dia 15 de Fevereiro, foi descoberto que o atacante terá conseguido obter acesso aos dados através de outro sistema comprometido da NTT, e que continuou a usar o mesmo para roubar ainda mais dados – embora neste caso tenha sido prontamente desativado o acesso que mantinha.
A NTT é uma das maiores operadoras de telecomunicações no Japão, portanto será certamente um alvo importante para quem pretenda atacar a mesma, tendo em conta toda a informação que pode ser recolhida no processo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!