A Microsoft confirmou uma novidade que vai chegar em breve à sua API gráfica, o DirectX Raytracing (DXR) 1.2. Esta revelação surgiu durante o evento Game Developers Conference 2025, e a empresa afirma que vai permitir criar a nova “geração de gráficos”.
A empresa prometeu deixar algumas demonstrações da tecnologia em breve, mas esta nova versão da DXR vai permitir melhorias que devem traduzir-se em gráficos e iluminações mais realistas.
A Microsoft afirma estar a trabalhar com alguns dos parceiros diretos, entre os quais a AMD, Intel, Nvidia e Qualcomm, para que a tecnologia possa ser adaptada ao máximo de plataformas e títulos no mercado. Espera-se que a nova tecnologia se venha a traduzir em grandes melhorias de desempenho em ray tracing.
A Nvidia foi uma das primeiras a confirmar que vai começar a integrar a tecnologia em todas as suas futuras drivers, focadas para a nova geração de placas RTX. Eventualmente outras fabricantes e placas devem começar a receber suporte em breve.
Durante o evento a empresa revelou ainda outras tecnologias que podem ajudar a otimizar ainda mais os jogos atuais, entre as quais a Neural Block Texture Compression, que pode usar IA para rapidamente comprimir as texturas dos jogos, ajudando a reduzir no uso de memória.
Espera-se que mais detalhes sobre ambas as tecnologias venham a ser reveladas em breve, tendo em conta que a Microsoft prometeu revelar mais demos e informações durante o evento.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!