Durante o dia de ontem, uma publicação na Dark Web dava conta de uma alegada base de dados da Worten, à venda. Esta base de dados teria registos de aproximadamente 9.6 milhões de clientes da empresa.
A mensagem foi publicada num site da dark web, estando para venda. O vendedor afirma ter a base de dados da plataforma de vendas da Sonae, que inclui vários dados sensíveis dos clientes, entre os quais faturas, nomes, moradas, NIFs, numeros de telefone e compras realizadas na plataforma, além de outros dados.
O vendedor publicou ainda alguns exemplos dos conteúdos existentes na base de dados, de forma a tentar legitimar a existência da mesma.
No entanto, a Worten já reagiu a este incidente, indicando que os seus sistemas não foram comprometidos. Depois de uma investigação, a Worten afirma que os sistemas da empresa não foram comprometidos, e que não existem evidências de que a recolha dos dados tenha sido feita dos sistemas da empresa ou dos seus parceiros.
A empresa refere ainda que não recebeu qualquer pedido de resgate quanto aos dados – embora não negue que tal possa vir a ocorrer. Quanto aos dados de 9,6 milhões de clientes, a empresa afirma que os mesmos “não correspondem à verdade”, e que a informação não foi obtida dos sistemas da mesma.
A empresa afirma ainda que acionou de imediato as medidas de segurança para investigar a situação, tendo igualmente comunicado o incidente às autoridades competentes, que se encontram atualmente a investigar o mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!