Depois da OpenAI ter revelado que o ChatGPT tinha sido atualizado, e que o mesmo era agora capaz de criar imagens diretamente pelo modelo GPT, um novo meme nasceu nas redes sociais.
Vários utilizadores começaram a usar a plataforma da OpenAI para converter ou criar imagens, partilhando as mesmas com o estilo “Studio Ghibli”. Este estilo de imagem foi criado por um estúdio no Japão e as imagens criadas pelo ChatGPT eram bastante similares ao estilo Ghibli.
Algo que a OpenAI não esperava era que o seu modelo fosse usado para criar este meme viral, onde os utilizadores começaram a usar a plataforma para criar as suas imagens em estilo Ghibli e a partilhar as mesmas na internet. O problema encontra-se que o estilo envolve um artista que ainda se encontra vivo, e que obriga a OpenAI a realizar mudanças.
Segundo revela o portal Business Insider, a OpenAI teve de realizar alterações na criação de imagens do ChatGPT, aplicando restrições no que respeita a criar imagens que simulam a arte de artistas vivos. Com esta medida, os utilizadores deixaram de conseguir usar a plataforma para criar este formato de imagens, e agora recebem uma mensagem a notificar que tal não é possível.
A OpenAI confirmou também ter aplicado esta restrição, como forma de manter os direitos de autor dos criadores originais. Embora fosse apenas um estilo derivado do estúdio do japão, a OpenAI optou pela via da cautela.
Curiosamente, em 2016, o cofundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, tinha revelado que a arte criada por IA era “lixo”. Numa entrevista, o mesmo demonstrou-se bastante incomodado pela arte que era criada por IA, e considerou-se mesmo “enjoado” com a ideia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!